es funda Liberals For Equality, xarxa d’ALDE pro drets LGBT

Download Original

 

]" href="http://www.aldeparty.eu/sites/eldr/files/styles/xx800/public/news/10131/vanderlaan.jpg">
ALDE Party Vice President Lousewies van der Laan
 

Vimos por este meio dar notícia da criação da primeira rede de activistas e políticos de defesa dos direitos LGBT no seio de um partido europeu.

A cerimónia de lançamento decorreu este sábado dia 30 de novembro em Londres, e contou com a presença de:
Giles Goodall, Liberal Democrats, Reino Unido
Birgitta Ohlsson, Ministra sueca dos Assuntos Europeus
Lousewies van der Laan, Vice-Presidente do ALDE Party
Evelyne Paradis, Directora-Executiva da ILGA-Europe
Remigijus Šimašius, deputado do Liberal Movement, Lituânia
Tamara van Ark, deputada holandesa do partido no governo, VVD

Abaixo, o comunicado em português (original disponível em http://www.aldeparty.eu/en/news/european-liberals-join-forces-lgbt-equality). 
 

Fundação de LIBERALS FOR EQUALITY, rede do Partido Liberal Democrata Europeu pelos direitos LGBT
 
Activistas e responsáveis politicos liberais de toda a Europa juntaram-se em Londres esta semana para lançar uma nova rede para lutar pelos direitos LGBT. A reunião inaugural do grupo “Liberals for Equality” decorreu no Congresso Liberal Europeu de 2013 (Partido ALDE – Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa), que teve por anfitriões os Liberais Democratas britânicos em Canary Wharf (zona este de Londres).
 
A nova rede vai juntar activistas dos partidos liberais europeus para promover os direitos LGBT por todo o continente. Os seus objectivos são promover, informar, estimular o debate e fornecer um apoio aos activistas liberais pela igualdade. Os liberais holandeses do VVD (Partido pela Liberdade e Democracia), os suecos do Folkpartiet, os LibDems britânicos e a rede LiSL dos liberais alemães têm liderado o processo de estabelecimento da rede.
 
O co-fundador da rede, Giles Goodall, candidato LibDem ao Parlamento Europeu, disse: 
“Os direitos LGBT são direitos humanos, e para mim enquanto Liberal Democrata, são um princípio determinante. É por isso que eu acredito que nós, os liberais, devemos impulsionar a agenda e lutar em alta voz de forma determinada e consistente pela igualdade por toda a Europa.
 
Oradora principal, a Ministra sueca para os Assuntos Europeus, Birgitta Ohlsson, disse:
“Os liberais acreditam que o estado não deve dizer-nos quem devemos amar ou que identidade devemos ter. Quero que a minha filha cresça nulma Europa em que ninguém tenha de esconder a sua orientação sexual.”
 
A Vice-Presidente do Partido ALDE, Lousewies van der Laan, disse:
“Sinto orgulho por ser membro fundadora desta rede. Os liberais há muito que lutam pela igualdade, mas com esta rede provamos que não se trata de um compromisso passageiro. Estamos a juntar forças por toda a Europa e vamos continuar a lutar.”
CONTEXTO
Liberals for Equality é a primeira reunião num congress do ALDE Party dedicada a questões relativas à igualdade para os cidadãos LGBT.  A rede visa:
 
  1. Estabelecer uma rede de deputados, membros de governos e activistas empenhados na luta pelos direitos LGBT;
  2. Realizar campanhas em questões de igualdade que sejam de comum interesse para os liberais europeus, em particular nas próximas eleições para o Parlamento Europeu;
  3. Promover debates em questões relacionadas com igualdade e direitos LGBT através de reuniões regulares em cada congresso do ALDE Party e em outras reuniões liberais;
  4. Oferecer formação, apoios e oportunidades de networking para activistas LGBT liberais por toda a Europa.
O  secção internacional do VVD ofereceu o seu apoio, estabelecendo o secretariado da rede durante esta fase inicial.
 
CONTACTO
Para mais informações, contacte Giles Goodall, giles.goodall@gmail.com.  
 
EM PORTUGAL
O contacto da rede para Portugal é Igor Caldeira (igor@lymec.eu), membro individual do Partido Liberal Democrata Europeu, membro da Direção do MLS e membro da direcção da LYMEC, Juventude Liberal Europeia.
 
Links
 
O Partido ALDE é o terceiro maior partido europeu, estando no poder em vários países da União Europeia. Mais informações: http://www.aldeparty.eu/en/about/the-alde-party.
Comunicado sobre a rede Liberals For Equality: http://www.aldeparty.eu/en/news/european-liberals-join-forces-lgbt-equality.
 
LYMEC, Juventude Liberal Europeia: http://www.lymec.eu/.
 
Também disponíveis:

----//----

O Movimento Liberal Social (MLS) é o único movimento político liberal-centrista em Portugal. Defende os direitos humanos, a democracia, as liberdades individuais, o meio ambiente, a tolerância cultural, o aprofundamento da construção europeia e a economia de mercado.

Com a sua crença numa maior liberdade para todos os cidadãos, o MLS afirma decididamente que as liberdades económicas e individuais estão intimamente ligadas. O MLS luta por uma sociedade dinâmica, criativa, aberta e próspera. Quando o MLS defende a liberdade não deseja uma sociedade livre de responsabilidades, mas sim que cada cidadão, de uma forma responsável, possa tomar decisões relativamente a todos os aspectos da sua vida.

Para mais informações queira contactar Miguel Duarte pelo telefone 966075978 ou pelo email secretariado@liberal-social.org.