MLS insta partidos a definirem-se face a política europeia



Aproximamo-nos novamente de umas Eleições Europeias e, perante a pior crise económica dos últimos trinta anos, a sempre provável concentração no debate meramente nacional intensifica-se.

Sendo natural que temas da política interna estejam sempre presentes, é preocupante a quase ausência de discussão sobre política europeia. Esta atitude, reiterada eleição após eleição, tem levado a um afastamento dos cidadãos face ao projecto europeu, impedindo-os de perceber qual a relevância da UE e qual a importância do Parlamento Europeu para as suas vidas.

Facto sempre omitido é qual o grupo parlamentar europeu em que cada partido se irá incluir;  Portugal, apesar de ter cinco partidos com eurodeputados, está representado em apenas três dos sete grupos do Parlamento Europeu, atendendo a que PCP e BE estão ambos na Esquerda Unitária e que o PSD e o CDS estão ambos no PPE. Em face disto, o Movimento Liberal Social pede que cada partido, num sinal de transparência mas também de pedagogia política, revele qual o grupo parlamentar em que irá tomar assento.

Para além disso, a escolha do próximo Presidente da Comissão Europeia é uma questão de enorme relevância e na mesma óptica de transparência, não é aceitável que os partidos não revelem qual a sua posição oficial relativamente a este tópico.

Maior maturidade cívica por parte dos cidadãos exige maior maturidade política por parte dos partidos políticos. O Movimento Liberal Social, enquanto movimento decididamente europeísta, insta os partidos portugueses a clarificar as suas posições face à Europa enquanto projecto, mas também à União Europeia e aos seus aspectos institucionais; só assim o voto nas próximas eleições poderá ser efectivamente esclarecido.


----//----

O Movimento Liberal Social (MLS) é o único movimento político liberal-centrista em Portugal. Defende os direitos humanos, a democracia, as liberdades individuais, o meio ambiente, a tolerância cultural, o aprofundamento da construção europeia e a economia de mercado.

Com a sua crença numa maior liberdade para todos os cidadãos, o MLS afirma decididamente que as liberdades económicas e individuais estão intimamente ligadas. O MLS luta por uma sociedade dinâmica, criativa, aberta e próspera. Quando o MLS defende a liberdade não deseja uma sociedade livre de responsabilidades, mas sim que cada cidadão, de uma forma responsável, possa tomar decisões relativamente a todos os aspectos da sua vida.

Para mais informações queira contactar Tânia Girão pelo telefone 966516648 ou pelo email secretariado@liberal-social.org.


  Membro de:
  European Liberal ForumIFLRY